ALGORITMOS USADOS EM SITE DE BUSCA
Neste artigo vou fazer uma apresentação geral sobre os algorítmos dos mecanismos de buscas e, em outros, me aprofundar mais. Desejo muito passar para o leitor informações que venham desmistificar o significado desse vocábulo em informática e, de certo modo, desvendar um paradoxo. De um lado, se um otimizador de sites conhece bem os algorítmos dos mecanismos de busca, otimizará bem os sites e isso é bom para os próprios mecanismos de busca. Por outro lado, seria de se esperar que os mecanismos de busca tornassem público seus próprios algorítmos, já que seriam beneficiados; mas isso não acontece.
Vocábulo em Informática – Segundo o dicionário do Houaiss, é um conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.
Vou explicar isso melhor. Vamos imaginar que você vai dividir 625 por 5. A operação segue determinadas regras e raciocíonios lógicos para chegar ao resultado de 125, não é? Essas regras e reciocínios são o algoritmo da divisão. Imagine agora que você vai extrair a raiz quadrada de 625. A operação segue outras regras e outros raciocínios lógicos para chegar ao resultado de 25, não é? Essas regras e raciocínios lógicos são o algoritmo da raiz quadrada. Temos regras e raciocínios lógicos, etapas e o resultado final em um algoritmo.
Algoritmo na Internet – Imaginemos agora uma página da internet. De que maneira os mecanismos de busca vão decidir o lugar em que ela ficará? Vamos ver, primeiro, um pouco de história.
No início ordenava-se os site sites pela home; não se usava listar todas as páginas de cada site. E a apresentação era pela ordem alfabética da URL. Por exemplo, as URLs cujo domínio começavam com a letra a eram listadas antes das que começavam com a letra b, e assim por diante. E, dentre as URLs que começavam pela letra a, era necessário, ordenar pelo alfabeto também. Assim, uma URL que fosse, por exemplo, http://www.agua.com vinha