Resen
Após o século XIX, a pedagogia começou a chegar às pessoas que trabalhavam. Além disso, no século XX, mesmo os que ainda não trabalhavam estavam em um mundo onde suas determinações, horários e sua organização de vida giravam em torno do trabalho.
A chamada Revolução Industrial levou todos os países a adotar formas mais democráticas de vida, ou seja, levou os países a adotarem a chamada ”vida moderna”. Muitas pessoas viram seus filhos tendo que escolher entre o trabalho e o estudo, ou então a conciliar os dois. Assim, a pedagogia passou a ser amiga do trabalho, mas também sua inimiga. Essa relação de amor e ódio permaneceu durante todo o século XX, que foi conhecido como o século da “sociedade do trabalho”. Ou seja, aquela em que a vida das pessoas se baseiam quase que exclusivamente pela maneira como elas organizam seu trabalho. A sociedade passou a se ver como “aquele que precisa do emprego” ou “aquele que dá o emprego”, como patrão ou empregado. Ter um registro em uma empresa, ser trabalhador, passou a ser sinônimo de honestidade, de alguém que não precisa roubar pra ter seu sustento. A idéia de que trabalhar é algo negativo, depreciador foi acabando, poucas pessoas mantiveram a velha idéia de nobreza e clero. Essa idéia com o passar do tempo foi atingindo as mulheres.
O comunismo, o facismo, o socialismo, o nazismo, liberalismo.. Todas essas doutrinas, independente das suas diferenças, tiveram como objetivo criar uma