res atual
O Sistema Cantareira trata 33 mil litros de água por segundo, trata-se de um dos maiores sistemas produtores de água do mundo. As seis represas que compõem o complexo estão em diferentes níveis e são interligadas por 48 km de túneis para aproveitar os desníveis e a acumulação de água por gravidade.
O Sistema Cantareira abastece cerca de 55% da Região Metropolitana do Estado de São Paulo e fornece uma das melhores água do planeta, com padrões de qualidade superiores aos exigidos pela Organização Mundial de Saúde ( OMS).
Conhecendo o Sistema Cantareira
(Bacias Hidrográficas Formadoras do Sistema Cantareira)
Fonte de Pesquisa - www.mananciais.org.br
4 reservatórios dão origem ao Sistema. O primeiro fica na cidade de Bragança Paulista e é alimentado pelos rios Jacareí e Jaguari, cujas nascentes estão localizadas no Estado de Minas Gerais. Neste reservatório são armazenadas 22 mil litros de água por segundo.
O segundo reservatório armazena 5 mil litros/segundo do rio Cachoeira de Piracaia.
O terceiro na cidade de Nazaré paulista armazena 4 mil litros/segundo, do Rio Atibainha.
E na cidade de Mairiporã, a quarta barragem 2 mil litros/segundo do Rio Juqueri, formada pela barragem Engenheiro de Paiva Castro, e com nível de 745 metros, é capaz de fornecer 2 mil litros de água por segundo. Existe ainda, uma represa de segurança a 860 metros e denominada Águas Claras. Caso haja alguma paralisação, é possível manter o sistema em pleno funcionamento durante 3 horas.
Até aqui, a água percorreu aproximadamente 48 km através de tubos e canais por gravidade e chega ao pé da Serra da Cantareira, na Estação Elevatória Santa Inês, onde é elevada por bombeamento a 120 metros de altura para o Reservatório Artificial de Águas Claras.
Segue então para a Estação de tratamento de Água do Guaraú, onde começa a ser tratada , onde são produzidos 33 mil litros de água por segundo pra abastecer cerca de 8,8 milhões de pessoas da Região