Requisitos e passos para criar um sindicato
30, maio, 2013Marcelo L PDeixar um comentárioIr para os comentários
I – Introdução:
Brigar pelos nossos direitos em nosso país sempre tem sido uma tarefa difícil e muita das vezes não recompensada, tarefa essa que se torna por demais laboriosa e cheia de desafios, quem nunca ouviu falar de um empregado que foi mandado embora por pleitear seus diretos? Ou ainda, aquele que está sofrendo por trabalhar bem a mais do que merece ganhar ou ainda, muitas horas a mais do que pode trabalhar? E aquela mulher que engravidou e logo que mencionou no trabalho ou começou a aparecer a barriguinha recebe a carta de demissão?
Essa infelizmente ainda é a realidade de nosso sistema capitalista, em prol dos lucros empresarias, muitos de nós sofremos calados para que possamos manter nosso trabalho, afinal, não está tão fácil assim arranjar emprego.
Isso porque, como diria o brocardo, “Uma andorinha só não faz verão”, e se esses empregado se reunissem para reivindicar seus direitos? Se todos parassem de trabalhar ao mesmo tempo? A empresa iria despedir todos?
Diante desse quadro a coisa muda um pouco de figura, agora imaginem isso de forma organizada, tutelada por lei e reconhecida pela justiça. Para tal organização e pleito de todo um direito envolvendo um coletivo surge a figura do SINDICATO.
Entidade organizada por membros de uma determinada classe de trabalhadores que se juntam para lutar em prol dos direitos dessa classe, tudo isso amparado autorizado por lei.
O objetivo desse trabalho é justamente mostrar como que um grupo de pessoas poderá criar um sindicato de uma referida classe, com isso ajudando nossos trabalhadores e a nossa sociedade. II – Criação física e organização de um sindicato
Um sindicato deve ter uma organização administrativa, pessoal e física, e possui leis que regem sua criação e lhe conferem poderes para agir em nome de sua classe, vejamos esses pontos.
II.a – Base jurídica
Fundamentos jurídicos