ingles
Brasil e Europa: uma análise comparativa das estruturas etárias (Resumo)
As transformações na estrutura da população por idade constituem um importante indicador de questões sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais que ocorrem em um determinado espaço, também tomado em relação com outros espaços. Assim, este trabalho analisa, de forma comparativa, (i) a composição da população por idade da Europa e de países europeus com o Brasil e seus estados e (ii) as características de vários outros indicadores demográficos. As diferenças entre o Brasil e a Europa são hoje bem menores que em décadas anteriores. Entre os países europeus e os estados brasileiros as diferenças são mais expressivas. Entretanto, há vários estados brasileiros que avançaram bastante na transição demográfica, com destaque para o Rio Grande do Sul, com pequena participação da população infantil, baixas taxas de fecundidade e crescimento anual e expressiva participação de idosos na população total. Isto o aproxima do exemplo de alguns países europeus analisados.
Palavras-chave: estruturas etárias, indicadores demográficos, comparação Brasil-Europa, comparação países europeus-estados brasileiros.
Source:O povo brasileiro é caracterizado pela miscigenação, ou seja, pela mistura entre grupos étnicos. A diversidade étnica da população brasileira é resultado de pelo menos 500 anos de história, em que aconteceu a mistura de basicamente três grupos, são eles: os índios (povos nativos), brancos (sobretudo portugueses) e os negros (escravos).
A partir da mistura das raças citadas, formou-se um povo composto por brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos, caboclos e cafuzos. Desse modo, esses são grupos identificados na população do país.
O branco
No Brasil, o percentual de pessoas consideradas brancas é de aproximadamente 54%, há uma concentração maior desse grupo étnico na região Sul (83%), seguida pelo Sudeste (64%). Os brancos, em sua maioria, são descendentes de