Requisitos para uma boa imagem
Em todos os manuais de protocolo considera-se que o primeiro requisito de uma boa imagem é a pontualidade. Como dizia Luís XVIII, «a pontualidade é a cortesia dos reis e o dever de todas as pessoas de bem».
Ninguém gosta de esperar muito tempo pelos outros. Se alguém se atrasa sem ser por uma razão de força maior (a desculpa do trânsito, mesmo quando verdadeira, é sempre uma desculpa esfarrapada), está a mostrar falta de consideração por quem espera. Nas empresas, os atrasos nas chegadas são penalizados pelos relógios de ponto. Na escola, quem chega atrasado tem falta. Mas apesar de todo este processo de aprendizagem, há quem continue a chegar atrasado a todos os compromissos sociais e profissionais.
Em qualquer caso, nos compromissos profissionais, um atraso pode comprometer o negócio, e quem quer dar boa imagem de si próprio deve procurar ser pontual. Por isso, se tiver medo de ficar preso no trânsito, é preferível chegar adiantado e esperar pelos outros do que fazê-los esperar por si.
É por isso fundamental, sobretudo para quem inicia a sua carreira, chegar a horas a todos os compromissos. Claro que nunca se deve chamar a atenção para o facto de ser o primeiro a chegar á empresa e o último a sair. Os seus superiores hierárquicos podem apreciar o seu zelo, mas não apreciam a subtil chamada de atenção para o facto de chegar antes deles.
Ser bem-educado e positivo é outro requisito importante de uma boa imagem. Toda a gente reage melhor a uma crítica que começa com um elogio e que é feita de uma forma cordata e positiva.
Demonstrar consideração pelos outros deverá ser a preocupação de quem pretende criar uma boa relação interpessoal entre todos os elementos do grupo empresarial. Por outro lado, ter consideração implica que se seja discreto. Nada prejudica mais do que uma indiscrição.
Ainda que seja para demonstrar que se está dentro de todos os assuntos da empresa, não se deve nunca quebrar o sigilo profissional, mesmo junto dos