Requisitos exigidos das pessoas que interagem com os clientes
Mais informações sobre este tópico podem ser encontradas em:
Conceitos: Gerenciamento de Requisitos
Conceitos: Tipos de Requisitos
Conceitos: Rastreabilidade
.
Conceitos: Design Centrado no Usuário
.
Artigo: Applying Requirements Management with Use Cases
Um requisito é definido como "uma condição ou uma capacidade com a qual o sistema deve estar de acordo".
Existem vários tipos de requisitos. Um modo de categorizá-los é descrito como o modelo FURPS+ [GRA92], usando o acrônimo FURPS para descrever as principais categorias de requisitos com subcategorias como é mostrado abaixo.
Funcionalidade
Usabilidade
Confiabilidade
Desempenho
Suportabilidade
O "+" em FURPS+ é para lembrá-lo de incluir requisitos como:
restrições de design requisitos de implementação requisitos de interface requisitos físicos.
(Consulte também [IEEE Std 610.12.1990].)
Os requisitos funcionais especificam ações que um sistema deve ser capaz de executar, sem levar em consideração restrições físicas. Geralmente, isso é melhor descrito em um modelo de casos de uso e em casos de uso. Os requisitos funcionais especificam, portanto, o comportamento de entrada e saída de um sistema.
Os requisitos que não são funcionais, como os listados abaixo, às vezes são chamados de requisitos não funcionais. Vários requisitos não são funcionais e descrevem apenas atributos do sistema ou atributos do ambiente do sistema. Embora alguns deles possam ser capturados em casos de uso, aqueles que não puderem talvez estejam especificados em Especificações Suplementares. Os requisitos não funcionais são aqueles que dizem respeito a questões como as descritas abaixo.
Uma definição completa dos requisitos do software, dos casos de uso e das Especificações Suplementares pode ser reunida para definir uma Especificação de Requisitos de Software (SRS) para uma "característica" particular ou outros agrupamentos de subsistemas.
Funcionalidade
Os requisitos