Reputação
Falhas em produtos, erros na gestão, uma declaração mal interpretada ou até mesmo uma informação equivocada que circula nas redes sociais. Todos estes fatos podem mudar (ou formar) a opinião dos consumidores sobre uma empresa, da noite para o dia.
Qualquer crise de imagem tem o poder de colocar em risco a reputação de uma companhia. Estar atenta e agir rápido para reverter danos causados por esses problemas é essencial. Foi assim que 9 companhias agiram este ano. Na maior parte dos casos, elas precisaram se desdobrar para não perder a confiança dos clientes.
Barilla
Em setembro, a famosa marca de massas italiana Barilla sofreu uma ameaça de boicote dos consumidores nas redes sociais. Motivo: o presidente da empresa, Guido
Barilla, disse a uma rádio local que não aceitaria que casais gays estrelassem campanhas publicitárias da marca, já que ele teria preferência por "famílias tradicionais". O impacto foi tão grande que o executivo precisou pedir desculpas nos canais oficiais da companhia na internet, chegando a até mesmo gravar um vídeo.
Fonte: Exame
Barilla
O presidente da empresa, Guido Barilla, pediu desculpas por meio dos canais oficiais da empresa no Facebook e no Twitter.
"Com referência à minha declaração feita ontem na La Zanzara, peço desculpas se minhas palavras têm gerado controvérsia ou mal-entendido, e se elas têm ofendido a sensibilidade de algumas pessoas.
Para maior clareza, gostaria de salientar que tenho o mais profundo respeito por todas as pessoas, sem distição alguma. Eu tenho o maior respeito por homossexuais e pela liberdade de expressão de qualquer um. Eu também disse e repito que respeito o casamento das pessoas de mesmo sexo.
Barilla em suas propagandas têm sempre escolhido representar a família porque este é o símbolo da hospitalidade e carinho para todos.
Guido Barilla."
"Peço muitas desculpas por ter ofendido a sensibilidade