livros de amor
1.0 – OBJETIVO
Observar a formação de cristais a partir de uma solução líquida supersaturada, e exemplificar a diferença entre monocristal ( cristal individual ) e um policristal ( agregado cristalino ).
2.0 – TEORIA
Os materiais de construção mecânica, em sua grande maioria, são utilizados no estado sólido, uma vez que será solicitado mecanicamente, necessitando assim, possuir resistência mecânica e rigidez. O estado sólido de um grande número de substancias puras e compostas é obtido através de ligações químicas entre átomos e ou moléculas, que no final resultarão em um cristal.
A partir da informação de que um metal ou uma liga metálica tem estrutura cristalina, é preciso, portanto, rever este primário conceito de que um cristal é transparente. Para tanto é necessário definirmos o que é um cristal.
2.1 - Definição de Cristal
Um cristal caracteriza-se por apresentar, a nível microscópico, elevado grau de organização de seus constituintes, tais como átomos, moléculas, íons, entre outros, isso gera uma rede cristalina muito regular (figura 1). A nível macroscópico temos o resultado desta organização cristalina, pois resulta em um sólido com formas geométricas bem definidas. Vale ressaltar que um cristal pode ser entendido como um sólido fisicamente uniforme em três dimensões, com uma ordem repetitiva longa distância, ou seja apresentar uma regularidade experimental.
Nesta figura podemos ver a organização de uma estrutura cristalina.
2.2 – Monocristal
Um cristal individual ou um monocristal nada mais é do que um corpo sólido formado por substâncias no qual os átomos ou moléculas da mesma ligam-se entre si, de modo que haja uma periodicidade nestas ligações, pois por estrutura cristalina, nada mais é do que um arranjo repetitivo de átomos. Essas ligações geram uma estrutura interna de geometria definida para cada tipo de substância. Tais características podem ser mantidas a qualquer temperatura