REPUBLICA N BRASIL DE 1889-1930
(1889 – 1930)
Aluno: Rodrigo Guimaraes R,C. Alves
Professor: Edilson
A REPÚBLICA VELHA
INTRODUÇAO
CONTEXTO
O Brasil tornou-se um país republicano a partir do dia 15 de novembro de 1889. Até então era uma monarquia e antes havia sido colônia de Portugal. O imperador D. Pedro II não saiu do poder porque quis. Aliás, após ser comunicado que estava perdendo o poder, teve apenas 24 horas para deixar o país. A imensa maioria do povo brasileiro não sabia o que estava acontecendo. O que era república? A instauração da república está ligada à insatisfação de grupos sociais específicos com o governo de D. Pedro II.
CAUSAS POLÍTICAS
ELITE AGRÁRIA:
Queixavam-se da abolição e da falta de apoio financeiro para a cafeicultura.
MILITARES: queriam prestígio social, participação na política, melhores soldos ($).
IGREJA:
D. Pedro II era maçom, e insistia, contrariando a Igreja, que os padres maçons continuassem a sê-lo.
IMPORTANTE:
As classes populares estavam acostumadas com o governo monárquico. A maioria das pessoas nascera durante a monarquia. (só D. Pedro II ficou 49 anos no poder). Como a maior parte do povo também era analfabeta desconhecia ideais políticos de igualdade ou liberdade, e sabia que qualquer que fosse o grupo no poder, teria apenas que obedecer. Após a proclamação república, as elites que se uniram para tirar D. Pedro do poder, passaram a disputá-lo. Por isso, a República Velha divide-se em duas partes.
A REPÚBLICA VELHA
As décadas de 1870 e 80 marcaram o declínio do regime imperial no Brasil. O governo monárquico não foi capaz de solucionar os problemas políticos e atender às aspirações sociais que surgiram com o desenvolvimento do país e as transformações da sociedade.
Gradualmente a monarquia foi perdendo legitimidade diante dos movimentos republicanos e abolicionistas e entrando em conflito com duas instituições importantes: o Exército e a