Republica Velha
A Proclamação da Republica se dividiu em duas forças de pontos de vista sociais ideológicos diferentes, uma dessas forças era representada pelos partidos regionais e a outra era a do partido dos militares. Nos primeiros tempos os militares predominaram nos governos de Deodoro e Floriano. A constituição republicana foi aprovado em 1891 modelo da republica federativa, a constituição criou três poderes o executivo, legislativo e judiciário. O Brasil era dividido em vários estados e reunidos em uma federação.
O Brasil era um país agrícola, a primeira Republica baseou-se numa agricultura destinada à exportação, houve um grande impulso na região do centro sul e sudeste por causa das instalações de pequenas propriedades características na região do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir de 1880 surgiu a produção de borracha, que ocorreu principalmente na região da Amazônia, ate 1910 foi o segundo produto de exportação brasileira depois do café e superou o açúcar. A borracha trouxe muita riqueza, pois passou a ser muito procurada com a chegada das bicicletas e dos automóveis onde a borracha era usada na fabricação dos pneus, mais perdeu o seu valor quando a plantação inglesa na Ásia e Malásia que começaram a concorrer com a borracha brasileira.
O missionário Antonio Conselheiro reunia sertanejos afetados pela seca e pelas,más condições de vida e que buscavam em canúdos uma forma comunitária de melhores condições de existência. O rio passou por uma grande transformação urbana que envolveu sacrifícios para os pobres que moravam no centro da cidade e foram para os subúrbios ou favelas que se formava nos morros do Rio de Janeiro, a elite achava que os pobres traziam doenças para as cidades. Com o surgimento das fabricas se formou os bairros operários.
Prestes chefiava um destacamento militar em 1427, o movimento terminou e alguns tenentes se exilaram na Bolívia e na Argentina e outros foram presos. São Paulo e Minas gerais fizeram à aliança