Republica chinesa
Na hidrografia do país podemos destacar três rios como os mais importantes: Hoang-ho (rio Amarelo), Yang-tsé (rio Azul) e Si-kiang (rio das Pérolas). Além de contribuírem na formação de solos férteis e fornecerem água para a agricultura entre outras atividades vitais, eles garantem a energia do país com a exploração hidrelétrica. Vale destacar que a usina das Três Gargantas, maior do mundo que é alimentada pelo rio Yang-tsé.
Podemos ainda citar as inundações causadas por esses e outros rios que obrigam os chineses a construírem grandes diques e canais. Quanto à vegetação, o país apresenta grande variedade causada entre os fatores pela diversidade climática e hoje é caracterizada pela destruição das florestas (a China possui as maiores madeireiras do mundo).
A china possui alem de fontes de energia como carvão (45% do carvão mundial e dai extraído), gás natural petróleo e inúmeros recursos minerais: ferro,mercúrio,tungstênio, antimônio, manganês, molibdênio, vanádio , bauxita , zinco, chumbo, urânio, tório, estádio.
A produção de ferro e de carvão favoreceu a existência da indústria siderúrgica. Os dois recursos são bastante explorados na Manchúria e no norte das planícies orientais.
O petróleo é explorado nas regiões do norte, noroeste e nordeste do país, além da plataforma continental do litoral sudeste. Sua exploração de origem a um rápido desenvolvimento da indústria petroquímica.
Favorecidas pela existência de matérias primas e de fonte de energia alem de grande