Engenharia civil
Assim, o computador poderá ser totalmente controlado de longe - por outra pessoa, em outra máquina - possibilitando ao invasor qualquer atitude: ver seus arquivos, ler seus emails, ver todas suas senhas, apagar seus arquivos, dar boot em sua máquina, conectar via rede a outros computadores aos quais você tenha acesso, executar programas em seu computador, tais como jogos, logar todas as teclas digitadas da máquina para um arquivo (comprometendo acessos a sites seguros - cartão de crédito, homebanking etc) e formatar seu disco.
Dois famosos programas desse tipo são o Back Oriffice e o Netbus.
Evidentemente, um grande problema é que a invasão de computadores hoje em dia não é coisa apenas para "hackers" (maníacos por informática, e também maníacos em entrar em sistemas alheios).
Portanto, os "backdoors" são programas simples e pequenos que tornaram possível que qualquer pessoa, não especializada, possa invadir um computador sem dificuldade.
Medidas gerais de prevenção
Há um conjunto de procedimentos gerais de prevenção contra vírus e outros programas maliciosos que sempre devem ser realizados (em qualquer computador, especialmente nos conectados à Internet).
Essas medidas podem ser resumidas assim:
1. Jamais executar um programa ou abrir um arquivo sem antes executar o antivírus sobre a pasta que o contenha.
2. Atualizar o seu antivírus constantemente (todas as semanas e até diariamente as empresas distribuem cópias gratuitas dos arquivos que atualizam a lista dos novos vírus e vacinas).
3. Desativar a opção de executar documentos diretamente do programa de correio eletrônico.
4. Jamais executar programas que não tenham sido obtidos de fontes absolutamente confiáveis.
Leia mais sobre esse assunto, clicando aqui
Backdoor
Os “backdoors” (“porta dos fundos”)