reprodução
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PROF: AUGUSTO ALCANTARA
04
MA 290509
PROT:
3203
IMPACTO: A Certeza de Vencer!!!
Conjunto de órgãos destinados a produção de gameta
(óvulo), produção de hormônios, fecundação, acomodação, desenvolvimento e expulsão do feto.
a) Partes: cada ovário é constituído por duas camadas: córtex; medula. • Córtex: camada externa responsável pela formação do óvulo.
• Medula: camada interna responsável pela produção dos hormônios ovarianos (estrógeno e progesterona).
01. CONSTITUIÇÃO:
OBSERVAÇÕES:
É constituído pêlos órgãos reprodutores e estruturas anexas.
1. Na córtex encontramos as células germinativas (ovogônias) que iniciam a meiose antes do nascimento e páram na prófase l
(dictióteno). Entre 12 a 14 anos a hipófise elabora o F.S.H. que atua no ovário determinando o desenvolvimento do foliculo ovariano e prosseguimento da evolução do ovócito l.
a) Órgãos Reprodutores: Ovário – Tuba Uterina - Útero Vagina.
b) Estruturas Anexas: é representada pela vulva (pudendo): grandes lábios, pequenos lábios, clitóris, abertura da uretra, abertura vaginal, hímen e glândulas de Bartholin.
2. A partir do 7°. mês de gestação, os ovócitos primários (no organismo fetal) iniciam a fase de maturação. Nesta etapa da ovogênese, cada ovócito primário deverá passar por uma meiose. Mas, ai, sucede um fato interessante, todos os ovócitos primários iniciam a um só tempo a divisão l da meiose. Assim, realizam quase toda a prófase l: leptóteno, zigóteno, paquíteno e diplóteno. Ocorre, então, o curioso — todos os ovócitos primários interrompem a sua meiose ao mesmo tempo, sem realizar a última etapa da prófase l, que é a subfase da diacinese. Toda a ovogênese parece estagnar-se. E assim permanecerá até a adolescência. Portanto, ao nascer, a menina já realizou as fases da multiplicação e crescimento e já possui um grande número de ovócitos primários em processo interrompido de meiose.