Reprodução Sexuada e Assexuada
Partindo do princípio que a palavra reprodução significa a formação de novos indivíduos a partir de um único indivíduo (reprodução assexuada) ou formação de novos indivíduos da mesma espécie através da fusão de dois gametas (reprodução sexuada), lembremos o que ocorre com as células. 1-Reprodução assexuada Na reprodução assexuada uma única célula se divide para formar duas células idênticas (células filhas).
A reprodução assexuada é um tipo de reprodução onde não ocorre variabilidade genética, ou seja, os indivíduos descendentes são idênticos cromossomicamente ao organismo matriz (genitor). Nesse caso não envolve o encontro de gametas, também não ocorre a fecundação.
Conhecendo essas peculiaridades das plantas, o ser humano aprendeu a fazer uso dela, em benefício próprio, confeccionando mudas, que cultivadas, dão origem a nova planta idêntica, a planta mãe, preservando, assim, as características comercialmente importantes.
Liagada a Mitose.
SLIDE 2
A clonagem é uma técnica obtida por método de propagação vegetativa (clonagem), de grande utilidade tanto para o melhoramento convencional de espécies florestais como para os plantios comerciais a partir da multiplicação de árvores superiores. A partir dela é possível obter indivíduos geneticamente idênticos à planta original (matriz), visto que as características genéticas são mantidas.
A propagação vegetativa é utilizada em pínus para se produzir mudas uniformes e em curto período de tempo, a partir da enxertia (normal e top-grafting), estaquia e cultura de tecidos (brotações ou embriões somáticos).
ESTAQUIA
A multiplicação vegetativa, conhecida como estaquia, tem significativa aplicação na agricultura, partindo do princípio da regeneração de vegetais portadores de gemas indiferenciadas desenvolvendo raízes e ramos