Reprodução Sexuada e Assexuada
R: A reprodução assexuada ocorre com os seres que não precisam de parceiros para se reproduzirem.
2-> Tipos de reprodução assexuada:
a) Divisão binária ou cissiparidade: Processo em que uma célula se divide em duas, por mitose. Comumente observados em seres unicelulares: bactérias, protozoários, algas e fungos.
b) Fragmentação: Fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias (platelmintos).
c) Brotamento: Formação de um broto que se desprende do organismo genitor, desenvolvendo independentemente. Tipos de reprodução de alguns animais invertebrados, plantas e determinados fungos.
3-> Conceito de reprodução sexuada:
R: A reprodução sexuada envolve a fusão de dois gametas (masculino e feminino), processo que se denomina por fecundação.
4-> Tipos de reprodução sexuada:
a) Espermatogênese: O termo Espermatogênese designa o conjunto de fenômenos que ocorrem nos tubos seminíferos, provocando a formação de espermatozoides.
• Durante a maturação, o espermatófito I dá origem a quatro espermatozoides.
• O tempo de crescimento é mais rápido, em relação á ovogênese.
• O tempo que leva a germinação é longo, em relação á ovogênese.
b) Ovogênese: A ovogênese ou ovulogênese é o processo de formação dos óvulos, a partir das ovogônias, e tem início ainda no embrião, porém só é completado durante a puberdade.
• Durante a maturação, o ovócito I sintetiza apenas um óvulo. • O tempo de crescimento é mais rápido, em relação á espermatogênese. • O tempo que leva a germinação é curto, em relação á espermatogênese.