Reprodução Sexuada e Assexuada
Professor:
Série:
Data:
TRABALHO REFENTE A REPRODUÇÃO SEXUADA E ASSEXUADA
A reprodução fundamental para a manutenção da espécie, uma vez que, nas atuais condições da Terra, os seres vivos só surgem a partir de outros seres vivos iguais a eles por meio da reprodução. No nível molecular, a reprodução está relacionada com a capacidade ímpar do DNA de se duplicar.
São vários os tipos de reprodução que os seres vivos apresentam, mas todos eles podem ser agrupados em duas grandes categorias: a reprodução assexuada e a sexuada.
- REPRODUÇÃO ASSEXUADA: Esse processo ocorre sem a participação de gametas, não há, portanto troca de material genético entre os organismos. Essa reprodução possui algumas vantagens, como: ocorrer com maior rapidez, uma menor utilização de energia e recursos nutricionais e também pode haver a réplica exata do progenitor (clones). Temos como exemplo as bactérias que fazem a reprodução assexuada por bipartição ou cissiparidade, estrangula-se no meio e se divide em duas. Além desse tipo de reprodução assexuada, existem vários outros.
- REPRODUÇÃO SEXUADA: O outro tipo de reprodução sexuada caracteriza-se pela junção de dois gametas de indivíduos diferentes, na maioria. A esta fusão dá-se o nome de fecundação. Daqui resulta uma única célula, ovo ou zigoto, no qual se recombina o material genético proveniente dos dois gametas. Neste caso a divisão celular é conseguida através da meiose onde se forma uma cadeia de D. N. A. combinada entre os D. N. A. s dos dois progenitores. Desta forma os descendentes serão todos diferentes (características diferentes).