Reprodução humana
A reprodução dos animais Nos animais ocorrem vários tipos de reprodução assexuada. Em todos os casos, os indivíduos resultantes são sempre iguais aos originais (clones). As fêmeas produzem óvulos no interior dos seus testículos, com um encontro dos gametas e a consequente fecundação, forma-se uma célula única, o zigoto, a partir do qual se desenvolverá o novo individuo.
O desenvolvimento das características sexuais humanas O embrião já tem seu sexo determinado desde o instante da fecundação que se originou. A composição cromossômica de cada sexo: dois cromossomos X, na mulher, e um cromossomo X mais um cromossomo Y no homem. O adequado desenvolvimento dos genitais masculinos ou femininos ( características sexuais primários) só se completa com a ação das gonadotrofinas hipnotizarias, durante a fase embrionária.
O sistema genital masculino No sexo masculino, a genitália externa é representada pelo pênis e por uma bolsa – o escroto – que protege os dois testículos. Estes não ficam sujeitos as altas temperaturas inta- abdominais, que prejudicam a formação de espermatozoides. A criptarquidia, condição a normal de permanência dos testículos dentro do abdômen, causa esterilidade. A próstata é uma glândula ovalada do tamanho de uma noz, com 3cm por 4cm, que envolve completamente a uretra e na qual se abrem os seus ductos. Sua secreção alcalina é importante, pois neutraliza o PH acido do liquido vaginal, garantindo a vitalidade dos espermatozoides que ai chegam, no ato sexual.
Os testículos Os testículos são dois órgãos ovais, envolvidos por uma bolsa externa, o escroto, internamente eles apresentam muitos lóbulos, com os túbulos seminíferos, na parede dos quais se formão os espermatozoides. Na região superior dos testículos esses tubos se unem e formam o epiderme, de aspecto esponjoso, juntando-se desembocada na uretra, antes de esta passar por dentro da próstata.
Os gametas e a gametogênese