Resenha sobre mito e filosofia, e a importância do mito na sociedade atual
Ao decorrer deste trabalho iremos abordar contextos históricos, etimológicos de algumas palavras, estudos de grandes pensadores (hoje, chamados de filósofos) e pesquisas sobre a ligação da origem da vida com a fé. Por conseguinte, trataremos dos ideais que formaram a filosofia, abordados nas obras da Marilena Chauí em seu estudo sobre o tema. Em contraparte, veremos as perspectivas de Campbell sobre as manifestações do mito, de todo o mistério do divino e o profano que esteve presente nas mais variadas civilizações até os tempos modernos, e os mitos que ainda vivem, além dos novos mitos e lendas que acabam por ocupar novos lugares após as ditas “revoluções da fé” que a humanidade passou e vem passando a cada dia.
Marilena Chauí:
Como primeiro exemplo do tema abordado, temos Marilena de Souza Chauí que nasceu em Pindorama (São Paulo), em 4 de setembro de 1941, é filósofa e historiadora de filosofia brasileira. Professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).
Chauí é reconhecida não só pela produção acadêmica, mas também pela participação efetiva no contexto do pensamento e da política brasileiros, integrante do partido dos trabalhadores (PT), ela já foi secretária municipal da Cultura na cidade de São Paulo durante o mandato da ex-prefeita Luiza Erundina (1988-1992).
Entre tantos trabalhos iremos abordar somente o primeiro capítulo do livro “Introdução a História da Filosofia”, trabalha com alguns temas que envolvem a filosofia, logo no inicio deste texto ela explica