Carta de Epicuro a Meneceu
Sem dúvida qualquer ser humano preocupa-se em cuidar dos elementos fundamentais para ter uma vida feliz, ou seja, procuramos viver coisas que nos trazem felicidade, tema que é debatido desde a.C pelo filósofo grego do período helenístico Epicuro, que escreveu uma carta a Meneceu, na qual reflete sobre o que seria realmente ser feliz. As palavras do filósofo possuem grande valor até os dias atuais, onde vários pensadores continuam procurando responder a tal questionamento, já que todos nós desejamos incessantemente ser feliz.
Ao escrever a carta, Epicuro tem por objetivo libertar o homem dos falsos desejos e ideologias pregadas pela sociedade, pois estamos diante de uma era moderna e nosso mundo dispõe de inúmeras futilidades que transformam o indivíduo, assim como afirma o filósofo Jean Jacques Rousseau "O homem nasce bom e a sociedade o corrompe".
No início de sua carta, Epicuro mostra a importância da filosofia tanto para o jovem quanto para os mais velhos, pois nunca é tarde para refletir sobre a vida e a prática da filosofia permite que os mais velhos vivam melhor, já que são portadores de uma grande virtude que é a sabedoria, tal pensamento também é visto na canção “Tocando em frente” de Renato Teixeira, principalmente nos versos: “Ando devagar por que já tive pressa e levo esse sorriso por que já chorei de mais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, só levo a certeza de que muito pouco eu sei, que nada sei”. A canção, assim como os pensamentos de Epicuro nos mostra que há na vida várias fases, onde todos terão de passar, até encontrar, através das experiências vividas o seu caminho, dessa forma, somente alguém que já conhece melhor a vida, tem sabedoria para distinguir que depressa ou devagar se chega ao mesmo lugar, que tudo na vida é questão de decisão, até mesmo chorar ou sorrir. Tal aprendizado não é adquirido de uma hora pra outra, é necessário adquirir muita sabedoria de vida para reconhecer e concordar tais