Representaçoes
Este trabalho é uma revisão da literatura sobre a teoria das representações sociais. Tem por objetivo apresentar um entendimento global acerca da teoria e do fenômeno das representações sociais e da relação entre indivíduo e grupo na teoria, mais especificamente as relações entre representações sociais e individuais e as relações entre representações sociais e comportamento. Tomam-se como base estudos empíricos e ensaios teóricos publicados na literatura científica internacional. Conclui-se que a teoria possui características que a aproximam de um paradigma de pesquisa e indica-se a relevância de investigar de modo mais aprofundado os efeitos de contextos interacionais com objetos sociais e relações entre pensamento social e individual.
Palavras-chave: Teoria das representações sociais, Cognição social, Pensamento social, Comportamento social, Representações individuaisO presente trabalho situa-se no domínio da psicologia social, a área do conhecimento científico que tem por objeto de estudo os processos de interação social (Maisonneuve, 1993a; Rodrigues, Assmar, & Jablonski, 1999), uma ciência de fronteira entre psicologia e sociologia (Maisonneuve, 1993b) que visa caracterizar e explicar as influências mútuas entre os indivíduos e a realidade dos grupos sociais de que fazem parte, ou, em última instância, a sociedade.
Considerando-se que a psicologia social, por ser uma ciência "híbrida", ocupa uma posição de intersecção entre psicologia e sociologia, abre-se também a possibilidade de concepção de projetos distintos para essa área do conhecimento, situados mais próximos de um ou de outro pólo do contínuo indivíduo - sociedade. É pertinente levar em conta a noção de níveis de análise para compreender as peculiaridades entre os estudos característicos dessas duas psicologias sociais. Ao buscar conectar as realidades dos fenômenos psicológicos e sociológicos, os psicólogos sociais explicam a interação social com base em processos situados em