O LÚDICO E O DEFICIENTE VISUAL
TEMA
Processo de ensino - aprendizagem: O Lúdico e o desenvolvimento da criança com deficiência visual.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como o lúdico pode ajudar crianças com deficiência visual na escola?
OBJETIVO GERAL:
Compreender como é possível o lúdico ajudar no desenvolvimento escolar de uma criança com deficiência visual.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Analisar os benefícios do lúdico para o desenvolvimento do deficiente visual
Reconhecer as dificuldades dos educadores em aplicar atividades lúdicas em sala de aula
Avaliar o processo de conhecimento do deficiente visual através do lúdico
TRAJETÓRIA METODOLÓGICA:
O presente estudo se fundamentou na pesquisa-ação visto que o intuito é mostrar que o problema abordado: Porque o lúdico é importante no processo de aquisição da aprendizagem da Pessoa com deficiente Visual? É uma questão que precisa ser dissecada e compreendida como um fator facilitador do processo pedagógico que fornecerá subsídios para o desenvolvimento comportamental, cognitivo, emocional e social. Através do lúdico a pessoa cega irá interagir com o novo, efetivando o aprender. Explicitar um problema, coletar dados, criar possibilidades de transformar o meio são justificado por:
Thiollent (2003, p.100), quando destaca que “a pesquisa – ação tem sido concebida principalmente como metodologia de articulação do conhecer e do agir [...]”.
Desta forma, a pesquisa passou por três etapas: levantamento do problema, construção do projeto e dos jogos e aplicação dos jogos. A análise qualitativa que segue, visa evidenciar a importância destas três fases com vistas a responder o problema inicial: O trabalho lúdico pode auxiliar no processo de aquisição da aprendizagem da Pessoa com deficiência Visual? Destaca-se que não se teve intenção de levantar categorias, e sim trabalhar com uma categoria a priori: A aprendizagem através dos jogos.
JUSTIFICATIVA:
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa discute a importância dos jogos e brincadeiras na fase escolar