custos
Contabilidade de custos
Aquecimento
2014
Nome: CARLUCIO PEREIRA DE ARAUJO
Questionário inicial
1 – Cite e descreva os métodos de avaliação de estoques. Qual deles não é permitido pelo FISCO?
UEPS, PEPS E MP
UEPS não é permitido pelo fisco.
2 - O que é custeio por absorção?
Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos.
Aquele que faz debitar ao custo dos produtos, todos os custos da área de fabricação sejam esses custos definidos como custos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, de estrutura ou operacionais.
3 - O que é custeio variável?
O Método de Custeio Direto, ou Variável, atribui para cada custo um classificação específica, na forma de custos fixos ou custo variável. O custo final do produto (ou serviço) será a soma do custo variável, dividido pela produção correspondente, sendo os custos fixos considerados diretamente no resultado do exercício. Gerencialmente, é um método muito utilizado, mas, por sua restrição fiscal e legal, sua utilização implica na exigência de 2 sistemas de custos, o sistema de custo contábil (absorção ou integral) e uma sistemática de apuração paralela, segregando-se custos fixos e variáveis.
4 - O que é custeio padrão ("standard")?
O custo-padrão é um custo pré-atribuído, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo efetivo. Em sua concepção gerencial, o custo-padrão indica um “custo ideal” que deverá ser perseguido, servindo de base para a administração mediar e eficiência da produção e conhecer as variações de custo.
5 – Conceitue Margem de contribuição.
Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável