Tecido conjuntivo
Os tecidos conjuntivos caracterizam-se por alguns aspectos, listados a seguir:
- Diversidade de tipos celulares: nos tecidos conjuntivos, é comum o encontro de dezenas de tipos celulares distintos. Essas células não possuem apenas forma, mas também funções peculiares.
- Células esparsas: as células dos tecidos conjuntivos localizam-se afastadas umas das outras e raramente se tocam.
- Abundância de interstício: entre as células, há grande quantidade de material intersticial, formado por duas porções: uma substância fundamental amorfa e outra de fibras protéicas. Essas fibras podem ser de três tipos: colágeno (a proteína mais abundante do corpo humano), fibras elásticas e fibras reticulares.
2. Funções do Tecido Conjuntivo
O tecido conjuntivo relaciona-se principalmente com as seguintes funções:
- Sustentação e preenchimento: eles constituem as cápsulas de revestimento externo de muitos órgãos, como o fígado e os rins. Formam também as tramas internas que sustentam as células desses órgãos.
- Defesa orgânica: muitas células de defesa contra infecções fazem parte dos tecidos conjuntivos, ativas no combate a microorganismos causadores de infecções. Algumas dessas células possuem capacidade fagocitária e destroem os invasores graças à ação das enzimas de seus lisossomos. Outras células são produtoras de anticorpos, moléculas ativas contra uma grande variedade de agentes infecciosos, como vírus e bactérias.
- Nutrição: muitos órgãos do corpo apresentam células dispostas em camadas, e muitas delas encontram-se apoiadas sobre um tecido conjuntivo, do qual recebem oxigênio e nutrientes. A epiderme da pele, por exemplo, não é