Representatividade populacional na política brasileira
Erick Silva
REPRESENTATIVIDADE POPULACIONAL NA POLÍTICA BRASILEIRA
Brasília - DF
2014
Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica
Erick Silva
REPRESENTATIVIDADE POPULACIONAL NA POLÍTICA BRASILEIRA
Brasília - DF
2014
SUMÁRIO
Introdução 1
Revisão de Literatura 3
Metodologia 5
Referências Bibliográficas 6
INTRODUÇÃO
Tema
Representatividade populacional na política brasileira.
Problema
No atual sistema político/eleitoral brasileiro, a população tem seus interesses representados pelos congressistas eleitos eleitos?
Justificativa
No ano de 2013, notadamente em junho, explodiram por todo o país manifestações da sociedade buscando demonstrar aos governantes sua insatisfação com a situação vivida pelo país e clamando por melhorias. Essa insatisfação mostrou-se tematicamente generalizada, indo desde assuntos locais, como a tarifa do ônibus, até os mais influentes em um cenário nacional, como educação, saúde e segurança.
Desde então, percebe-se um aumento no interesse e nas discussões, entre a população, sobre a vida pública. Isso demonstra-se desde pequenas discussões em redes sociais ou em reuniões familiares, até debates abertos nas grandes mídias.
Desta forma, faz-se essencial que sejam feitos estudos sobre os principais atores políticos, e de que forma eles influenciam os interesses nacionais e agem em prol do seu bem estar.
Tendo isso em vista, e sabendo que o Congresso Nacional é uma das principais instituições políticas do país, buscar-se-á, neste trabalho, analisar de que forma o interesse coletivo vem sendo representado neste Órgão
.
Objetivos:
Objetivo geral:
Analisar o sistema eleitoral brasileiro e a sua eficácia na representação dos interesses populacionais
Objetivos específicos:
1- Identificar como funciona o processo eleitoral;
2- Debater as diferentes