Estudo de caso
I – Utilização de SIG comercial ( necessidade de treinamento e investimento)
A utilização do geoprocessamento permite integrar dados de diversas fontes criando bancos de dados georeferenciados, onde as imagens tem papel decisivo na interpretação e estudo das diversas realidades. No caso em questão, imagens brasileiras, imagens paraguaias e argentinas foram usadas no mapeamento de diversas variáveis com a sobreposição de diversos mapas, nesse estudo de caso, a ferramenta SIG utilizada foi o ARCGIS, um software pago que possui características importantes de portabilidade com a Microsoft já que permite que sua programação, quando necessária, utilize o visual basic, contrapondo-se aos softwares livres da área que utilizam a linguagem LUA, uma linguagem script mais complexa.
II – Selecionar as áreas realmente influentes
Características importantes da metodologia nesse trabalho são os critérios para selecionar fragmentos dentro de uma vasta área para estudo:
- tamanho da área contínua; considerações quanto aos potenciais efeitos de borda; a capacidade de conecção entre esses fragmentos, a gradiente topográfica, microclimática e das características do solo dentro de um fragmento, a posição relativa do fragmento na bacia hidrográfica, esse último item não interferia nos estudos em questão por isso não foi analisado.
III – Desprezar variáveis “constantes”
É interessante salientar que todos os fragmentos sofriam influência das estradas devidos o distanciamento equidistante a esses acessos, dessa forma essa característica não foi estudada, já que todos os fragmentos sofriam impacto semelhante quanto a essa característica.
IV – Classificação de importância
A importância biológica de cada área foi um fator extremamente importante em toda metodologia adotada, a partir de todas essas