Reporteres de guerra
Centro de Ciências da Educação- CCE
Comunicação Social Hab. Jornalismo
O preço de uma foto
Dirigido por Steven Silver, o filme Repórteres de Guerra retrata a história de um grupo de repórteres fotográficos que foram cobrir os últimos dias do Apartheid na África do Sul. Os fotógrafos Greg Marinovich, Ken Oosterbroek e Kevin Carter e João Silva, representavam um jornal que buscavam fotografias perfeitas, que refletissem a realidade que se passava naquela guerra.
Eles estavam determinados a ultrapassar os limites, repletos de coragem se arriscavam cada vez mais em busca de imagens que pudesse mostrar ao mundo o que estava se passando e que posteriormente vieram servir como documento histórico. Inicialmente o filme mostra a história de um freelancer que vendia suas fotografias para os jornais. Greg Marinovich tinha um estilo próprio, com muita coragem conseguiu entrar numa aldeia dizendo que queria a verdade dos fatos, assim conseguiu fotos inéditas por estar numa área não acessada pelos demais fotógrafos. Ao passar do tempo Greg Marinovich adquiriu prestigio dentro da empresa, chegando a ganhar o prêmio Pulitzer ao fotografar um homem em chamas com um facão próximo a atingir seu pescoço. Kevin Cater foi demitido por usar drogas, pois seu trabalho estava sendo prejudicado. Com o incentivo dos amigos fotógrafos, Kevin insistiu em continuar na profissão, assim partiu sozinho a procura de novas cenas, onde fez a famosa fotografia do urubu esperando a criança comer para devorá-la. , Ken Oosterbroek e Greg Marinovich foram baleados, apenas Greg sobreviveu. Depois que ganhou o Prêmio Pulitzer com a foto que impactou o mundo, Kevin Carter foi bastante questionado pela mídia e pela sociedade o que aconteceu com a criança, e porque ele não a ajudou. Com a pressão, Kevin suicidou-se aos 33 anos.
O filme deixa claro que os repórteres trabalham muito mais o lado profissional que o lado humano, arriscam a vida em troca de fotografia e