Reportagem sobre as praias desertas do litoral norte de são paulo
Conheça incríveis praias quase desertas do litoral norte de São Paulo
Acesso a algumas é uma grande aventura. Paraísos desabitados que são visitados por poucos banhistas.
Praia das Conchas, em São Sebastião, com mar calmo e acesso por trilha (Foto: Flavio Moraes/ G1) Ouvir dizer que ainda existem praia desertas no estado de São Paulo soa estranho. Porém ainda existem alguns recantos quase desertos, visitados por poucos e privilegiados banhistas. Normalmente, o acesso a esses paraísos é feito através de barcos e trilhas. Se você gosta de sossego deve conferir a lista abaixo com praias que ficam a poucas horas da capital paulista. Uma dica do Litoral Norte, é São Sebastião, distante 191 km de São Paulo. Diversas praia conhecidas como por exemplo Maresias, Baleia e Juquehy, se encontram aqui. Mas se prefere algo mais calmo pegue a Rodovia SP-055(Manoel Hyppolito Rego). A Praia das Conchas está localizada a 9 km do centro da cidade. No entanto pra chegar até ela, só de barco ou fazendo uma trilha de 20 a 30 minutos em trechos de mata fechada.
“Essa é uma praia deserta. Não tão propícia ao banho por causa da formação rochosa (a faixa de areia é mínima), mas dá para cair na água. Aqui é muito legal para mergulhar”, conta Reinaldo Gomes dos Santos, guarda do Parque Estadual da Serra do Mar.
Pela mesma trilha é possível chegar a outra praia, conhecida como Prainha do Guaecá. É também um paraíso pouco visitado, essa praia tem uma faixa de areia maior e pedras que devem ser ultrapassadas antes de chegar até a agua.
Pescaria
Na mesma estrada porém no km 141, um mirante permite a visualização da Praia Brava do Guaecá. É uma praia pequena, escondida e tem um mar cristalino. “É uma praia de tombo, com maior ondulação, sendo mais visitada por pescadores”, explica o guarda Reinaldo.
O motorista Carlos Alberto Albuquerque Ferreira Júnior, de 34 anos, é um dos poucos frequentadores.