Brinquedoteca na Educação Infantil
Usa-se a brinquedoteca ricamente com ludicidade, dando espaço à criança para interagir com outras, fantasiar, expressar-se, de desenvolver.
Introduz-se na vida das crianças o brincar naturalmente. Momentos nesses cantinhos infantis têm grande valor cognitivo, afetivo e motor para elas.
Elas são incentivadas a vencerem os desafios propostos com jogos, brincadeiras e brinquedos.
Sempre acompanhadas por um professor, elas se desenvolvem construindo conhecimento.
Brinquedoteca na Faculdade
Utilizada muitíssimo no curso de Pedagogia, a brinquedoteca visa dar suporte de como seria a pratica de um futuro docente com uma brinquedoteca, pois é necessário aprender a desenvolver a ludicidade com as crianças, observando desde então alguns fatores que na sua docência lhe terá grande valia, como por exemplo, detectar alguma deficiência motora em alguma criança.
Brinquedoteca no Hospital
Uma das mais importantes brinquedotecas destinadas às crianças, talvez seja essa num hospital, pois destina à criança um momento tão especial em meio ao sofrimento, pois acaba ajudando em sua recuperação.
Brincando se torna mais fácil enfrentar o medo que esse tipo de ambiente causa nas crianças. A brincadeira em si, as cores que ela traz, a alegria proporcionada, ajuda e muito o tratamento a ser menos longo.
Brinquedoteca é um lugar destinado especialmente à criança. Lá ela brinca, fantasia, esquece o mundo que muitas vezes a machuca, e fica feliz.
O brincar, o lúdico pode ser aplicado em qualquer lugar, porem numa brinquedoteca tudo fica mais bonito, colorido, animado...
É nesse espaço magico que a criança desenvolve cognitivo, motor, social e afetivo.
Brincar é saudável.
Um pouco do pensamento de Azevedo é esse.