Repetidor e Hub
O que é um repetidor:
Os repetidores são utilizados, geralmente, para a interligação de duas ou mais redes idênticas. São dispositivos usados para estender as redes locais além dos limites especificados para o meio físico utilizado nos segmentos.
Atuando no nível físico, os repetidores simplesmente recebem todos os pacotes de cada uma das redes que interligam e os repetem nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos.
Resumo: É um amplificador eletromecânico ou eletrônico de sinais teleimpressores, utilizado para compensar a distorção de linha, inerente aos dispositivos que operam á grandes distâncias, chamado também repetidores regenerativos
Características Básicas
São equipamentos simples de baixo custo;
Permitem a ampliação da abrangência da rede;
Possibilitam a interligar diferentes tipos de cabos.
Trabalham apenas a nível da camada física.
Funcionamento: Ele recebe todos os pacotes de cada uma das redes que interliga e os repete nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos. Não se pode usar muitos destes dispositivos em uma rede local, pois degeneram o sinal no domínio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede.
Repetidores são utilizados para estender a transmissão de ondas de rádio, por exemplo, redes wireless, wimax e telefonia celular.
O repetidor serve como bridge do sinal wireless.
O que é um hub: O hub é um equipamento bem antigo, sendo um dos primeiros a serem usados pelas empresas em redes locais. Basicamente, ele conecta os computadores de uma rede e possibilita a transmissão das informações entre eles. Porém, é exatamente nesta transmissão que está o seu ponto fraco: ao pegar a informação de um computador para enviar, ele passa as informações por todos os computadores até encontrar o destinatário final. Isto causa um tráfego enorme, além de expor os dados a qualquer um que esteja conectado nela, gerando um sério problema