astronomia
Programa de Educação Tutorial – PET
Grupo Física
Tutor (a) Antônio Pinto Neto
Autor (a) Ticyana Silva Franco
Astronomia Clássica
A Astronomia é uma das ciências mais antigas do mundo. No princípio, foi largamente utilizada pelo homem em diversos campos – orientação, medição do tempo e determinação para as melhores épocas para plantio e colheita.
Os primeiros registros astronômicos datam de 100.000 a.C.
Com o nascimento da escrita e o aprimoramento das ferramentas matemáticas, o desenvolvimento científico e cultural avança, incluindo a Astronomia.
A partir de então, o homem voltou sua atenção para desvendar o próprio mundo que o cercava – surgiam, assim, as primeiras teorias e evidências de como poderia ser o Universo.
1. Primeiros modelos de mundo
Os primeiros modelos de mundo foram desenvolvidos pelos egípcios babilônios e hebreus. Para esses três povos o mundo era:
[...] uma ostra, com água por baixo, e água por cima, suportada pelo firmamento sólido. Possuía modestas dimensões, e achava-se tão seguramente encerrado por todos os lados como qualquer berço num berçário, ou como qualquer criança no útero (KOESTLER, 1959, p. 03).
Depois dos egípcios, babilônios e hebreus, foi a vez dos gregos, através da cosmologia grega.
1.1 Egípcios – a ostra para os egípcios era retangular. O céu era uma vaca cujas patas representavam os quatro cantos da terra. Depois passou a ser uma tampa abobada de metal. As estrelas eram lâmpadas fixas. Os planetas conduziam seus barcos através da Via Láctea. A lua, a cada 15 dias, era engolida por uma porca, para depois renascer. Os eclipses lunares aconteciam quando ela engolia a lua inteira. Quando a serpente engolia o sol, acontecia o eclipse solar.
1.2 Babilônios – a ostra dos babilônios era redonda e a terra uma montanha oca. Em cima, havia uma cúpula sólida, revestidas por águas superiores. E essas atravessavam a cúpula em forma de chuva. As inferiores emanavam em