Reologia dos fluidos
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
Reologia dos fluidos:
Determinação do diâmetro interno do capilar externo através da água, e determinação da viscosidade do óleo.
Professora: Luanda Gimeno
Disciplina: Laboratório de Fenômenos de Transporte
Integrantes: Alan Rodrigues
Jennifer Toesca
Lívia Paiva
Lydia Pinheiro
São Cristóvão
2013
RESUMO
O relatório tem como objetivo apresentar os conceitos de reologia dos fluidos, resultados e discussões de um procedimento experimental envolvendo a determinação da viscosidade de fluidos por meio de um viscosímetro capilar. Foram utilizados dois fluidos para o experimento: água e óleo. A água foi utilizada para determinar o diâmetro interno do capilar externo, para então determinar a viscosidade do óleo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Reologia dos Fluidos
A reologia (do grego RHEOS que significa escoamento e LOGOS que significa conhecimento) é o estudo do comportamento deformacional e do fluxo de matéria submetido a tensões sobre determinadas condições termodinâmicas ao longo de um intervalo de tempo. Assim, nos é permitido compreender algumas propriedades dos fluidos, são elas: viscosidade, elasticidade e plasticidade. * Fluidos
São substancias que se deformam continuamente quando submetidas à ação de uma força. * Tensão de cisalhamento
É a tensão aplicada por forças de sentidos iguais ou opostos e direção semelhante, que atuam com intensidades diferentes no material em análise.
Os fluidos reais (gases, líquidos, sólidos fluidizados) apresentam uma resistência à deformação ou ao escoamento quando submetidos a uma determinada tensão.
No caso dos gases, a viscosidade está relacionada com a transferência de impulso devido à agitação molecular, já no caso dos líquidos a viscosidade relaciona-se mais com as forças de coesão entre as moléculas.
Podemos dizer que a viscosidade é a medida da resistência interna, ou fricção interna, de uma substância ao fluxo