Informatica
Seja nas últimas décadas como nos dias atuais, assistimos e vivenciamos uma verdadeira revolução na área da informática. É um fato incontestável e inimaginável há bem pouco tempo. Novas e diferentes tecnologias são introduzidas a cada dia de uma forma avassaladora.
O acesso às informações globalizadas por meio da Internet, a comunicação por meio de e-mails, a produção de processadores cada vez mais velozes, o aumento da capacidade de armazenamento de dados e o desenvolvimento de sistemas computacionais cada vez mais robustos são apenas alguns bons exemplos dessa grande evolução.
Este enorme avanço, ou melhor, revolução tecnológica teve e tem um papel importantíssimo na Engenharia em geral, influenciando de forma direta e significativa na maneira como os projetos das mais variadas áreas são elaborados. Há décadas atrás, as réguas de cálculo (que hoje mais parecem objetos pré-históricos perante as máquinas atuais), os computadores que ocupavam uma sala inteira e as calculadoras programáveis auxiliaram, e muito, os engenheiros a automatizar simples contas e tarefas isoladas menos complexas. Nesta época, os cálculos levavam dias para serem processados, havia uma enorme limitação de memória e somente modelos mais simples podiam ser analisados.
Atualmente, todas as etapas presentes no projeto de um edifício, desde o lançamento dos dados, passando pela análise estrutural, dimensionamento e detalhamento dos elementos, até a impressão de desenhos, de alguma forma, são influenciadas pela rapidez e precisão que a informática proporciona. Um edifício inteiro é processado em minutos e todos os seus dados armazenados em um pequeno pen-drive.
Ignorar os benefícios proporcionados pela utilização de um computador nos projetos é certamente um enorme passo para trás e que, no contexto atual, não faz mais sentido.
No entanto, é importante ter ciência do seguinte aspecto: os conceitos de Engenharia evoluíram e continuam sendo