Renzo
Profa Kilvia Mesquita
1. (SFE+TERMORIO/CESGRANRIO 2009) O gráfico abaixo mostra a curva de demanda inicial D dos consumidores do bem x.
[pic]
O preço do bem y aumentou, e nenhuma outra variável determinante da demanda por x se alterou. Em consequência, a curva de demanda por x se deslocou para D’, tracejada no gráfico. Supondo que x seja um bem normal, pode-se afirmar, corretamente, que:
(A) x e y são complementares.
(B) x e y são substitutos.
(C) x e y são bens inferiores.
(D) y é um bem inferior.
(E) a demanda por x não depende do preço de y.
2. (DECEA/CESGRANRIO 2009) Analise o gráfico.
[pic]
Considere mamão e melão como bens substitutos para os consumidores, e que o preço do mamão aumentou 50%. Em consequência, a demanda inicial por melão, representada no gráfico, se deslocou para uma posição como:
(A) AB (B) AD (C) CB (D) CD (E) EF
3. (INEA/CESGRANRIO 2008) Uma empresa competitiva, ao produzir, causa dano ambiental (polui um curso de água). Não é obrigada a pagar pelo dano, e a curva de oferta do que produz é S0 conforme apresentado na figura abaixo.
[pic]
Se fosse obrigada a pagar, sua curva de oferta teria uma posição como
(A) S1 (B) S2 C) S3 (D) S4 (E) S0 mesmo
4. (PETROBRAS/ CESGRANRIO 2008) Suponha que os produtores agrícolas considerem milho e soja como culturas substitutas. O gráfico abaixo mostra a curva de oferta S de milho em linha cheia. Um aumento no preço da soja levaria a curva de oferta de milho para uma posição como a de
(A) S1 (B) S2 (C) S3 (D) S4 (E) S, mesmo
[pic]
5. (ANP/ CESGRANRIO 2008)
[pic]
A figura acima mostra a curva de oferta inicial de milho, por parte do todos os produtores brasileiros. Soja e milho são substitutos no lado da produção, e caso o preço da soja aumente 20%, os demais determinantes da oferta do milho permanecendo constantes, a curva de oferta de milho se