RENOVAÇÃO DA ESTRATEGIA
Carolina Morais, Cláudia Cavalcanti, Érica Pires, Maria Madalena,
Mayra Pacheco, Tacyanna Mota
PARE DE FAZER PLANOS; COMECE A TOMAR DECISÕES
OLINDA – 2014.2
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Carolina Morais, Cláudia Cavalcanti, Érica Pires, Maria Madalena,
Mayra Pacheco, Tacyanna Mota
PARE DE FAZER PLANOS; COMECE A TOMAR DECISÕES
Trabalho apresentado ao curso de Administração de Empresas, como requisito para aprovação parcial da 1ª unidade na disciplina Gestão Estratégica.
ORIENTADORA
Profª. Carolina Farias
OLINDA – 2014.2
À toda equipe pela dedicação e trabalho de pesquisa.
SUMÁRIO
1 SERIA INÚTIL UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
Pergunta feita por um numero considerado de empresas, posto que, certas empresas estão repensando sua formulação de estratégias para tomar decisões melhores, em maior número e com mais rapidez. Acarretando com isso um crescente aumento da descrença nos planejamentos estratégicos, por parte dos executivos, o planejamento estratégico não tem nada a ver com tomar decisões. É um registro de escolhas já feitas, acidentalmente.
Um grande executivo de um fabricante global promoveu uma ambiciosa reforma no processo de planejamento. Os membros desta organização estavam fartos de assistir a infindáveis apresentações em PowerPoint que davam pouco espaço para que questionassem as ideias de cada divisão ou influenciassem suas estratégias. Então, para evitar a sobrecarga de informações, cada divisão foi limitada a 15 slides de "alto impacto" que descrevessem a estratégia e as sessões foram reestruturadas para deixar um tempo generoso para o diálogo entre a matriz e os executivos das divisões. E, em vez de obrigar esses últimos a se deslocarem até a sede, o comitê, numa decisão inédita, resolveu passar seis semanas todo segundo trimestre do ano visitando