Arquitetura e Urbanismo
OBJETIVOS, ESTRATÉGIAS E RESULTADOS
Os centros têm sido identificados como o lugar mais dinâmico da vida urbana, transformando-se no referencial simbólico das cidades. Têm suas centralidades fortalecida pela somatória de várias atividades.
Foto: Igreja Matriz de São José dos Campos
Fonte: www.flickr.com
Foto: estação Ferroviária de Jacareí
Fonte: www.estacoesferroviarias.com.br
Quando a expansão das áreas urbanas intensifica-se de modo espontâneo e planejado, essa noção de centro começa a diluir-se pelo surgimento de uma rede de subcentros. Com isso os centros das cidades têm recebido diversos adjetivos: centro histórico, centro de negócios, centro tradicional, centro de mercado, centro principal.
Ao mesmo tempo que os centros congestionam-se pela intensidade de suas atividades, amplia-se a concorrência de outros locais mais interessantes para morar e viver.
Foto: Avenida Andrômeda de São José dos Campos
Fonte: www.mapsgoogle.coml.br
Foto: Educamais Parque dos Sinos em Jacareí
Fonte: www.jacarei.sp.gov.br
Não apenas os edifícios monumentais e expressivos merecem ser preservados, mas todos que fazem parte da história , sem que essa concepção, signifique o congelamento da cidade.
Intervenção e cirurgia são sinônimos e o organismo subete-se a uma intervenção basicamente em três situações: •Para recuperação da saúde ou manutenção da vida;
•Para a reparação de danos causados por acidentes;
•Para atender as exigências dos padrões estéticos.
Espaços degradados atribui-se a condição de empobrecimento e de marginalização a destruição das bases de solidariedade entre os indivíduos e o descrédito na noção de bem comum.
Foto: Degradação do espaço público de Belo Horizonte
Fonte: http://www.cmbh.mg.gov.br
Foto: Degradação do patrimônio público de Belo Horizonte
Fonte: http://www.cmbh.mg.gov.br
QUAL A IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO DOS CENTROS URBANOS?
•Melhorar a imagem da cidade que, ao