relatorio pratica 3
O amido é um alimento de reserva em plantas (tubérculos, caules, raízes e algas) e um nutriente importante para os animais. As plantas sintetizam uma mistura de glicanos, tranformando na principal reserva de alimento. O amido é uma mistura de dois polissacarídeos estruturalmente diferentes: amilose e amilopectina. A composição do amido é: uma cadeia linear de resíduos de glicose unidos por ligações glicosídicas (que conferem a molécula a uma estrutura helicoidal) -, e de amilopectina (proteína menos hidrossolúvel que a amilose), de cadeia principal idêntica a amilose.
O lugol é uma solução de I2 (1%) em equilíbrio com KI (2%) em água destilada. O iodo presente no reagente de lugol forma, com o amido, um complexo de cor azul e com o glicogênio, um complexo de cor vermelha.
Dessa forma, o objetivo do experimento realizado era a detecção da presença de amido em alimentos através da reação com o composto lugol.
Resultados
Tubo 1 (glicose): Mantém-se mesma coloração, resultado negativo.
Glicose
Figura 01: Solução de 1 ml de glicose dissolvida + 2 gotas do reativo de lugol
Porque ocorre: O lugol não reage com a glicose porque esta é um monossacarídeo e uma molécula muito pequena onde não possuem espaço para o lugol reagir.
Tubo 2 (Amido): Mudança de cor da solução transparente ou leitosa para uma cor azul intensa, resultado positivo.
Figura 02: Solução 1ml de amido + 2 gotas do reativo de lugol
Porque acontece: O lugol reage com moléculas grandes que facilita a reação, sendo o amido um polissacarídeo que possui a amilase. Devido a grande concentração de amilose. É uma molécula formada por resíduos de glicose. Estes formam um polímero linear Constituído de 250 a 300 resíduos de D-glicopiranose, ligados por pontes glicosídicas α(1-4), que tendem a assumir um arranjo helicoidal.
Figura 03: Estrutura molecular da amilose.
O reativo de lugol (iodo metálico 2% e iodeto de potássio 4%