Renner
“A Cultura Organizacional se faz presente nas mensagens que as pessoas recebem no cotidiano de trabalho e é alimentada pelas pequenas ações do dia a dia. Quando alinhada a discurso, gera confiança e traz engajamento, provocando o brilho no olhar. Mais contundente do que o falar é a forma de agir, até porque grande parte das mensagens não é necessariamente verbal. O dizer é importante no momento zero, pois tem um papel inspirador e direcional. Quando a linha de tempo entra em ação,se a prática e os símbolos culturais contradizem o discurso, o nível de engajamento cai, aumentando inversamente o grau de desconfiança. Alinhar a cultura à estratégia corporativa ainda é um desafio para muitas empresas, que tem dificuldade de entender como valores, comportamentos, sentimentos e atitudes podem impulsionar ou prejudicar os objetivos do negocio. O comportamento da liderança dá o tom e sinaliza os novos rumos, evidenciados também por sistemas e símbolos que não deixam dúvida quanto aos valores priorizados pela companhia.” By Cristina Nogueira – Sócia diretora da Walking the Talk.
“Se há um intangível perseguido pelas empresas é o contagiante brilho no olhar, um predicativo que surge apenas quando o colaborador vê sentido em seu trabalho, tem orgulho do que faz e reconhece a coerência entre o discurso e a pratica dos lideres da organização. As crenças e os valores corporativos ganham força quando vivenciados no cotidiano de trabalho. Deixam de ser um quadro na parede para se tornar algo que permeia toda a estrutura, não importa quão descentralizada seja a operação, dentro e fora do país.” By Thais Aiello (painel.executivo@abril.com.br).
Mas, o que será que essas duas executivas formadoras de opinião querem dizer sobre essa tal de “Cultura Organizacional”, “engajamento”, “atitude de liderança” e “brilho nos olhos”? Antes de concluir vamos ver o ótimo exemplo das lojas Renner.
“A Renner vem colecionando ao longo dos