Renner
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NOTURNO – 2ª FASE
MARIANA DE OLIVEIRA DO VALE
PAMELLA PÓVOAS PEREIRA
BERNARDO KREBS STRELOW
DEBORA DETOFOL
BRUNA DUARTE
LOJAS RENNER
SÃO JOSÉ, 2014
Listas de Figuras
Figura 1.....................................................................................................................................10
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Esse estudo objetivou analisar a rede de lojas RENNER S/A, uma cadeia de lojas de departamento atuante no mercado varejista, com mais de 200 lojas espalhadas pelo Brasil, e identificar os aspectos relacionados à estrutura organizacional, estratégia, características da empresa e concorrência.
Segundo Robbins (2009), a estrutura organizacional é um meio para ajudar os dirigentes a conquistar os objetivos da organização, e como os objetivos estão relacionados à estratégia adotada, logo, a estratégia e estrutura estão intimamente relacionadas, além de influenciar o comportamento e as atitudes dos funcionários na organização.
Foi considerado no estudo da organização escolhida, os seis elementos organizacionais básicos, a saber: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização, e formalização, como estão presentes nessa organização, e de que forma a sua estrutura, missão e visão, se relaciona com a sua estratégia e objetivos.
2 TRAJETÓRIA HISTÓRICA LOJAS RENNER/SA
A história da Lojas Renner começa com Antônio Jacob Renner. Descendente de alemães começou a trabalhar ainda menino na fábrica de banha da família no município de São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul. Em 1912, iniciou o grupo A. J. Renner com uma indústria têxtil instalada no bairro de Navegantes em Porto Alegre. Comercializava capas de pura lã e capas do vestuário masculino, resistentes ao frio, ao tradicional vento Minuano e