A justiça na visão dosa filosofos
A Justiça na visão dos Pensadores.
Ilhéus, BA
Abril/2013
Platão
A justiça é a justa-medida harmônica entre as três virtudes que regulam a alma; sendo, pois, a justiça um ideal. Para ele só conhece a justiça quem for justo e a lei justa seria aquela elaborada pelos filósofos tendo em vista que eles vivem realmente o sentido da justiça.
Aristóteles
Para este filósofo, o termo denota tanto legalidade (justo é aquele que cumpre a lei) quanto igualdade (justo é aquele que trata todos com igualdade). A primeira é conhecida como “Justiça em sentido estrito” e a segunda como “Justiça em sentido amplo”.
Santo Agostinho
Justiça é a divina, pois acredita que essa justiça é purificada e verdadeira porque é inspirada nos mandamentos sagrados, relacionada aos sentimentos sempre preservando o amor. Solidariedade é o caminho para um mundo harmônico e busca-se a justiça divina, já que o homem é falha injusta. Receberá que mais próximo estiver de Deus e menos quem não estiver.
São Thomás de Aquino
Para ele quem determina o justo é a razão humana antes mesmo da existência da Lei.
Kant
Kant liga a justiça à liberdade. Para ele a ação é justa quando ela não fere a liberdade do outro, quando ambas podem coexistir como uma máxima universal, sem necessidade de um Estado regulador. Para Kant a ideia de liberdade está no centro do conceito de Justiça; ou seja, que a Lei justa é aquela que mais se aproxima do princípio de racionalidade criando uma legislação jurídica universal.
Hegel
Para Hegel, é através do Estado que se atinge a verdadeira justiça. A justiça é, pois, aquilo que melhor atende as necessidades da sociedade. É o que ele chama de “Justiça Social”.
Kelsen e Miguel Reale
Justiça natural é aquela que tem a mesma força em todos os lugares independente do ser humano achar deste ou daquele modo. Justiça legal é a que é determinada indiferentemente