Rener
Modem a cabo, na verdade, é tão somente o aparelho que converte os dados que chegam da internet para o seu computador. Mas acabou batizando o serviço de acesso em alta velocidade por meio de cabo, oferecidas pelas TVs por assinatura.
Como Funciona
Para quem tem TV por assinatura, o funcionamento é bastante similar: uma extensão do cabo coxial, que recebe os sinais da televisão, é conectada ao modem a cabo, que faz as vezes do transcodificador – aquele aparelho que fica em cima ou embaixo da TV e permite a troca de canais. Do modem a cabo, sai outro cabo que é ligado ao computador por meio da placa de rede, um hardware que dificilmente você tem na maquina mas que, com certeza, não vai comprometer seu orçamento. Resultado: da mesma forma que a televisão, basta ligar o seu computador que você estará conectado à Internet, e em velocidades superiores às oferecidas por meio e modems comuns. Alguns provedores, no entanto, oferecem velocidades de upload (envio de dados do computador para a internet) menores do que de dowload (recebimento de dados).
Vantagens
As operadoras vendem “acesso 24 horas”, mas isso é meio óbvio (você conhece algum provedor que proíbe navegar em determinado horário?). Na verdade, é ilimitado, mas diferentemente do que ocorre no acesso por linda discada, esse “ilimitado” não compromete a sua conta telefônica. Ou seja, você navega quanto e quando quiser, e paga sempre o mesmo valor mensal;
Você não precisara mais do telefone para ter acesso á Internet. Não seria necessário citar as vantagens, mas vamos lá: o aparelho fica livre para que você e seus parentes façam e recebam ligações, fim das irritantes linhas ocupadas e, também, das surpresas desagradáveis quando a conta telefônica chegar.
Desvantagens
Para utilizar a conexão via Cabo, o usuário deve ser assinante do serviço de TV por assinatura da operadora.
Velocidades
Velocidade
(em kilobits por segundo/kbps)
Ganho
(em relação a modem de 56 kbps)
64
14,28%