Rene Decartes
1º Ano de Licenciatura em Química
Ética e Comunicação na Modernidade
RENÉ DESCARTES
São Paulo
2013
DADOS BIOGRÁFICOS E CONTEXTO HISTÓRICO
O século XVI foi uma época de profundas transformações na visão do mundo do homem ocidental. Uma verdadeira paixão pelas descobertas e a abertura de novos horizontes, tornam possíveis a constituição de uma nova sabedoria, oposta às concepções que prevaleceram na Idade Média. O Renascimento questiona as idéias até então vigentes e que estiveram garantidas pelas autoridades, agora contestadas.
No campo filosófico e científico, não seria possível se utilizar de antigos conceitos, que não levassem a qualquer meta definida. Era necessário, portanto, que se encontrasse o caminho certo que conduzisse à descoberta de verdades permanentes; do método para a ciência. Essa preocupação inicia-se no final do século XVI e vai caracterizar a investigação filosófica do século XVII.
Dentre os inúmeros pensadores e suas obras daquele século, René Descartes foi, sem dúvida, quem mais ousou no campo do pensar humano e da filosofia, revolucionando os paradigmas científicos e metafísicos da época.
René Descartes nasceu em La Haye em Touraine, França, em 31 de Março de 1.596, e faleceu em 11 de Fevereiro de 1.650, em Estocolmo, na Suécia.
Seus trabalhos científicos são ligados a Filosofia, Física e Matemática. Na Idade Moderna, também ficou conhecido como Renatus Cartesius e foi um marco na história do pensamento do Ocidente. Mais do que o autor do “Cogito, ergo sum”, ou seja, “Penso, logo existo”, Descartes é considerado o fundador da Filosofia Moderna e o pai da Matemática Moderna.
Sua família pertencia à burguesia da região de Tours e Poitiers, na França, e dedicava-se ao comércio e a medicina. A ascensão social familiar foi marcada pelo título dado ao pai de René, de conselheiro do rei no Parlamento da Bretanha.
Com um ano de idade, René perdeu sua mãe, e passou o início de