Renda Variável
Tarefa 2
Módulo: 2 – Mercado Bancário
Atividade: Individual 2
Título: Colocação de Ações ou Emissões de Títulos
Aluno: José Adalberto Barbosa Nobre
Disciplina: Produtos e Serviços Bancários
Turma: Equipe 9
Introdução
O mercado de capitais está em crescimento no Brasil. As mudanças no ambiente, tais como queda na taxa SELIC, maior exigência de Governança Corporativa, induzem à maior participação de aplicadores em ações ou títulos privados, com vistas a obterem melhor remuneração para seus investimentos.
Tipo de decisão em virtude da colocação de ações ou emissão de títulos
Do lado da empresa, a decisão por abrir capital para emitir ações ou tornar-se um S/A de capital fechado para poder emitir debêntures, visa uma melhor composição do custo de capital, que permita retorno adequado para os projetos que pretenda realizar. Busca-se um custo financeiro que seja suportado pelo fluxo de caixa do projeto a ser realizado, de modo a tornar a atrativo para o empresário a realização dos investimentos em novas unidades de negócios ou expansão das já existentes.
Desenvolvimento
O país tem hoje uma imensa demanda por investimentos em diversa áreas, principalmente em infraestrutura. Muitas vezes o empresário enxerga a oportunidade, porém, a execução destes projetos com capitais próprios ou empréstimos bancários é proibitiva, dados os custos de capital envolvidos.
Assim, a captação de recursos que sejam mais baratos é essencial para se alcançar um VPL que concilie, por um lado, a viabilidade econômica para o empresário, e por outro a disponibilização de recursos por parte do aplicador.
As empresas precisam estar bem capitalizadas para levar adiante seus projetos de modo a poder remunerar adequadamente quem disponibilizou o recursos para executá-lo. Também o ofertante dos recursos deve sentir que a aplicação direta em ações ou títulos privados o remunera de modo suficiente para que corra este risco, em detrimento de