Renast
De
Gestão a Saúde
Nomes: Alex Fantini Anderson Augusto Bruno Bargos Claudemiro de Souza Marcos Ferreira Maria Alessandra Soares Naiara Lima Renata Bessa
O que é Renast?
A RENAST (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador) é uma rede desenvolvida de forma articulada entre o Ministério da Saúde, as Secretarias de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que tem como estratégia a garantia da atenção integral à saúde dos trabalhadores. Ela é composta por Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) - ao todo, até setembro de 2008, 173 unidades espalhadas por todo o País - e por uma rede de 500 serviços sentinela de média e alta complexidade capaz de diagnosticar os agravos à saúde que têm relação com o trabalho e de registrá-los no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
A Renast é uma das diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde
É composta por Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador que desempenham, na sua área de abrangência, função de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores.
Objetivo
A Renast tem como principal objetivo integrar as redes de serviço do SUS, voltados à assistência e a vigilância, para os desenvolvimentos das ações da saúde dos trabalhadores.
Essa estratégia está sendo implementada por uma rede regionalizada de 110 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador que desempenham, na sua área de abrangência, função de suporte técnico, de educação permanente, de coordenação de projetos de assistência, promoção e vigilância à saúde dos trabalhadores. A Portaria 2.437 determina a ampliação da Renast de forma articulada entre o