Renascimento
Nascimento do Humanismo O humanismo nasceu em Florença, nas últimas décadas do séc. XIV. Petrarca (1304-1374) foi o primeiro a colocar o homem como sendo o centro de toda a ação e como agente principal no processo de mudanças sociais.
Características do Humanismo Antes do pensamento humanista, o centro do pensamento era Deus, um pensamento teologista. A partir deste movimento, passa a haver um antropocentrismo. Para o homem Renascentista, o ser humano continua a ser uma obra de Deus mas tem livre-arbítrio e é dono das suas decisões, podendo decidir o seu destino. A obra humana passa a ser valorizada não como uma obra de Deus mas como sua própria criação.
Humanismo Social O humanismo também afetou a sociedade nas ideias políticas, nascendo a república no início do século XV. A ideologia baseava-se na crença que cada indivíduo, cada cidadão tinha a capacidade de participar nas ações politicas, dando ênfase á autonomia humana.
Nascimento do Classicismo O movimento nasceu em Itália, Florença. Esta nova maneira de pensar, baseada no período clássico. O Homem no centro da ação artística, em contraste com a arte até ali produzida que seguia apenas e fielmente a Igreja Cristã e as imagens religiosas, cujos temas eram bíblicos ou de evocação divina. Manifestações culturais em Portugal O teatro foi a manifestação literária onde se evidenciaram mais fortemente as características desse período. Gil Vicente foi o nome que mais se destacou, escrevendo mais de 40 peças. Na literatura poética também existiram