Renascimento
As características da nova visão de mundo:
Transformações que ocorreu no plano cultural na Europa Ocidental, deu-se uma nova “visão de mundo”. Humanismo: Valorização de humano em oposição ao teocentrismo; Naturalismo: valorização da natureza em oposição ao sobrenatural; Ceticismo: dúvida em oposição a fé; Razão: em oposição aos Dogmas – as verdades ( religiosas) incontestáveis sendo questionadas pelo exercício do livre exame da razão.
Renascimento e seus opostos da velha visão medieval: Humanismo x Teocentrismo Naturalismo x sobrenatural Ceticismo x fé Razão x Dogmas
As revoluções Intelectuais: se caracterizam pelas formulações filosóficas, políticas científicas ( Copérnico, galileu, John Locke, Isaac Newton...), fundando movimentos intelectuais como o realismo , empirismo e o racionalismo. Permitindo uma reelaboração das realidades Físico- Naturais e sociais. Substituindo uma visão orgânica de mundo para uma visão mecânica de mundo.
Visão Orgânica: vida comunitária e coesa em pequenas comunidades que em suas relações com a natureza mostrava interdependência entre os fenômenos naturais e espirituais. Assim, uma noção de universo orgânico, vivo e espiritual.
Visão Mecânica: o mundo como uma maquina – em que se procura uma descrição matemática da natureza e analise racional dos fenômenos de forma a obter o controle e o domínio sobre o mundo natural.
A institucionalização da sociedade: Sociedade/ comunidade e seus elementos diferenciais:
Tradição x contrato social
Na sociedade estão estruturadas a partir pelo contrato social e este apresenta no interior das diferentes instituições na figura de regras e códigos legais que regulamentam a associação entre os indivíduos