renascimento
Poluição dos solos
O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre, compreendendo uma interface entre a atmosfera, hidrosfera e geosfera. É um recurso vital e possui propriedades químicas, físicas e biológicas distintas, constituído por minerais de diferentes tamanhos, matéria orgânica, água, ar e organismos vivos 1.
Qualquer alteração indesejável destas propriedades do solo que possa afetar ou afetarão prejudicialmente a vida do homem e de todos os outros organismos vivos, é considerada poluição 1.
A poluição do solo pode ocorrer através de diversas vias. A poluição através de resíduos líquidos e sólidos despejados deliberadamente nos solos por residências e indústrias é uma das formas mais visíveis da contaminação do solo 2.
Os resíduos provenientes de atividades de minérios podem contaminar os solos com metais pesados, cianeto, asbestos, metano, amoníaco, sulfito de hidrogênio, entre outros 2.
A poluição dos solos por atividades industriais também pode ocorrer acidentalmente, como por exemplo, através de derrames acidentais a partir das instalações industriais 2.
A maior fonte de poluição do solo são as atividades agrícolas, através da aplicação de pesticidas e fertilizantes. Os pesticidas são aplicados geralmente por aspersão sobre as culturas, enquanto os fertilizantes também podem ser aplicados por aspersão ou ainda injetados diretamente no solo. Os pesticidas podem trazer compostos orgânicos e metais pesados, como o mercúrio e o cobre, em sua composição. Os fertilizantes trazem nutrientes como o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio (K), porém também contêm metais pesados como o cádmio (Cd) nos fertilizantes fosfatados, entre outros. A aplicação excessiva de fertilizantes, tanto os orgânicos como os inorgânicos, provoca o acúmulo de nutrientes no solo, o que pode levar a lixiviação dos nutrientes para águas subterrâneas 2,