Renascimento
O Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência. Graças a essa preocupação em revelar o mundo, o Renascimento suscitou valores e questões que ainda se fizeram presentes em outros movimentos concebidos ao logo da história ocidental.
Michelangelo nasceu em Caprese no dia 6 de Março de 1475 e ficou famoso pela criação dos afrescos da Capela Sistina (no Palácio Apostólico, residência do Papa) e do Julgamento Final, sobre o altar. Na escultura, suas principais obras são Davi e Pietà.
Leonardo Da Vinci nasceu em Anchiano no dia 15 de Abril de 1452 e é considerado um dos maiores gênios da história. Suas principais obras são A Última Ceia e La Gioconda (Monalisa)
Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469. Sua obra mais importante e famosa é O Príncipe, onde ele aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força militar e fazer inimigos.
Arquitetura: As principais edificações deste período são igrejas, residências construídas no perímetro externo da cidade, fortalezas que assumiam um papel bélico, entre