Renascimento
2- Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas da época renascentista, os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais.
As qualidades mais valorizadas no ser humano passaram a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico;
Enquanto na Idade Média a vida do homem devia estar centrada em Deus (teocentrismo), nos séculos XV e XVI o homem passa a ser o principal personagem (antropocentrismo);
A razão e a natureza passam a ser valorizadas com grande intensidade. O homem renascentista, principalmente os cientistas, passa a utilizar métodos experimentais e de observação da natureza e universo.
3-
4- A reprodução da figura humana, a expressão de suas emoções e o movimento ocuparam lugar, os temas a representar continuavam sendo religiosos.
5- Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael.
6- Michelangelo dominou a escultura, pois tendo dissecado cadáveres por muito tempo, sabia exatamente a posição de cada músculo, cada tendão, cada veia. A réplica na igreja de São Pelegrino é a Pietà.
7- Aldo Locatelli.
8- Aldo Locatelli nasceu em 1915, em uma família humilde do norte da Itália, e a partir do dez anos de idade se interessou pela pintura. Estudou na Academia Carrara, de Bergamo, instituição de ensino superior de arte. Nesta época teria produzido muitos estudos de retrato, paisagem e natureza-morta, seu trabalho se destacava pela sua habilidade em construir cenas complexas e dramáticas. Após sua graduação em 1938, começou a receber convites para decorações de igrejas. No início da Segunda Guerra Mundial, foi convocado para algumas ações na África, poucos meses depois foi dispensado, voltando a se dedicar a pintura. Em 1948 viajou para o Brasil para pintar a