Ferimentos
Ferimentos são rompimentos da pele por objetos cortantes(facão, foice, enxada, caco de vidro, etc.) ou perfurantes (prego, espinho, osso pontudo, etc.).
Qualquer ferimento é uma agressão a pele, podendo causar dor, sangramento e são vulneráveis a infecções caso não seja tratado adequadamente.
Sempre que ocorrer um ferimento (seja leve, como as escoriações ou profundos, como as feridas), haverá hemorragia, que é a perda de sangue. Dependendo da quantidade de sangue que sai do corpo pela ferida, isso pode levar à morte do acidentado.
Os ferimentos com FERRAMENTAS MANUAIS são a maior causa de acidentes na zona rural. Apenas o facão é o responsável, em média, por mais da metade delas. Outras causas de ferimentos sã

 o: os implement
os agrícolas, quedas, colheita e transporte para o trabalho.
FERIMENTOS LEVES OU SUPERFICIAIS
Faça limpeza do local com soro fisiológico ou água corrente, curativo com mercúrio cromo ou iodo e cubra o ferimento com gaze ou pano limpo, encaminhando a vítima ao pronto Socorro ou UBS.
O que fazer:
Em ferimentos leves, superficiais e com hemorragia moderada
1- lavar as mãos com água e sabão, antes de fazer o curativo;
2 - lavar a parte atingida, também, com água e sabão, removendo do local do ferimento toda e qualquer sujeira, como terra, graxa, caco de vidro, etc;
3 - colocar um anti-séptico, como o Merthiolate líquido ou similar;
4 - cobrir o ferimento com gaze esterilizada e esparadrapo, ou pano limpo; e
5 - procurar um Posto Médico.
Cuidados: Não tente tirar farpas, vidros ou partículas de metal do ferimento.
Se houver suspeita de fratura no local, não lavá-lo com as mãos.
No caso de cortes maiores, depois de lavar bem o local, deve-se aproximar as bordas da ferida e colocar um pedaço de esparadrapo, para fixar a pele nesta posição.
FERIMENTOS EXTENSOS OU PROFUNDOS
Ferimentos abdominais abertos
Procedimentos: evite mexer em vísceras expostas, cubra com compressa úmida e fixe-a com